611911-Os-xaropes-caseiros-são-excelentes-para-tratar-tosse.-Foto-divulgação[1]A tosse é sem dúvida um problema irritante e que condiciona o dia a dia quando passamos por ela.

Mas existem formas naturais de ajudar o corpo a “expectorar”, ou seja, rejeitar o que provoca a tosse.

Xarope de Nabo

O Nabo é naturalmente expectorante aliviando também as vias respiratórias. Purifica o sangue por ser antiescorbútico, antiescrofuloso, e antiberibérico. Ajuda também a remover a pedra dos rins ou bexiga por ser alcalinizante.

Para o fazer basta criar uma taça do nabo. Removendo o topo e deixando o interior oco. Encha de açucar marelo(se não tiver use branco) e deixe algumas horas. Idealmente mais de 8 horas.

Tome 1 colher de sobremesa cheia 4 vezes por dia.

Xarope de Cenoura

A cenoura é rica em vitamina A e C, complexo B, cálcio, ferro, potássio, sódio e fósforo.

A combinação de nutrientes torna-a excelente para a tosse.

Para fazer corte a cenoura às rodelas para um pote de vidro e cubra com açucar amarelo de preferência. Adicione 4 gotas de limão e uma colher de chá de mel. Deixe repousar pelo menos 8 horas.

Tome 2 colheres de sopa por dia.

Xarope de Cebola

A cebola possui propriedades dilatadoras e expectorantes. É especialmente bom para o catarro ajudando na tosse seca em geral.

Junte 3 cebolas, 1/2 Kg de Mel e sumo de 3 limões no liquidificador até ficar homogêneo.

Tome 2 colheres de sopa de xarope por dia.

Xarope de Agrião

O Agrião também possui capacidade expectorante. Especialmente bom para o catarro. Vai ajudar a eliminar as secreções presentes nas vias aéreas.

Para o fazer liquidifique 1 maço de agrião fresco e adicione a mesma proporção/quantidade de mel.

Tome 1 colher de sopa 3 a 4 vezes ao dia.

Xarope de Anis

O Anis é também um excelente aliado contra a tosse.

Para preparar coloque 500ml de água, 1 colher de sopa de semente de anis e 1 colher de sopa de alcaçuz. Retire e adicione 1 colher de sopa de tomilho e deixe tampada até arrefecer. Coe e acrescente 250ml de mel e queça ligeiramente até se tornar homogêneo.

Tome 1 colher de sopa 3 a 4 vezes ao dia.

Para ajudar no combate à Tosse

  • Evite as correntes de ar.
  • Mantenha-se hidratado(a) bebendo bastante água.
  • Inale vapores de água, resulta melhor se adicionados descongestionantes naturais como o tomilho, gengibre, hissopo ou manjerona.

Estes xaropes e métodos pretendem ajudar mas caso os sintomas sejam fortes ou persistam deve ser um médico a aconselhar-lhe a medicação. Sendo estes para alívio dos sintomas.

Artigos Relacionados